Natividade de São João Batista recorda a misericórdia de Deus
A comunidade São João Batista localizada na Praça Leopoldina Botelho em Itanhém-BA, no dia 23 de junho de 2022 às 19h celebrou a solenidade da Natividade em honra ao seu padroeiro, festa que foi preparada espiritualmente com um triduo nos dias 20, 21 e 22. Este ano a festa foi antecipada pois no dia 24 de junho foi celebrada a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.
São João Batista é o único Santo em que a Igreja celebra sua Natividade e a memória de seu nascimento para o céu (dia 29 de agosto), exceto é claro de Jesus Cristo e da Virgem Maria. O próprio Jesus disse: “em verdade vos digo que entre nascidos de mulher não há ninguém maior do que João Batista” (MT 11,11), o último dos grandes profetas de Israel e o primeiro a dar testemunho de Jesus e a iniciar o batismo para o perdão dos pecados.
Em homilia Pe Vagner ressalta que o próprio evangelista Lucas nos apresenta e afirma que os próprios vizinhos e parentes de Isabel e Zacarias ouviram dizer como o senhor foi misericordioso para com o casal e se alegraram com ela com o anúncio do nascimento de João. Este que veio para alegrar não somente a vida de seus familiares. Ao celebrarmos a Natividade de São João Batista celebramos a misericórdia de Deus, celebramos o nascimento daquele que anunciará Cristo.
Como diz a música: :Viva João Batista, viva o precursor, porque João Batista anunciava o Salvador”.