História do projeto Santuário Jesus Misericordioso

PROJETO SANTUÁRIO JESUS MISERICORDIOSO/CRUZEIRO SANTO – ITANHÉM – BA

Todos nós, seres humanos, temos como missão: glorificar e agradar ao Senhor em tudo, mesmo diante de nossa pequenez. Agradar pela obediência, redenção, amor incondicional, consagração, submissão ao Espírito Santo e à sua Palavra. Quando isso acontece, Deus manifesta de  maneira sobrenatural em nossas vidas.

Sendo assim, Deus na sua infinita misericórdia, em vários momentos através da oração, Deus se revela e manifesta (“Aprouve a Deus. na sua bondade e sabedoria, revelar-se a Si mesmo e dar a conhecer o mistério da sua vontade (cfr. Ef. 1,9), segundo o qual os homens, por meio de Cristo, Verbo encarnado, têm acesso ao Pai no Espírito Santo e se tornam participantes da natureza divina (cfr. Ef. 2,18; 2 Ped. 1,4))  o seu amor misericordioso a um pobre, pequeno e frágil sacerdote que tinha recentemente chegado a Itanhém: Pe. Valdir Vitorino, pedindo que sobre tal montanha situada nas proximidades de Itanhém – BA, fosse erguido um Cruzeiro e que todos que ali chegasse, atraídos pela sua misericórdia, seria curados, obteria graças, bênçãos e milagres. Foi assim, que no dia seis(06) de Abril de 2007 (Sexta-feira Santa), diante da paixão e morte de Cristo, entre caminhos de bois e diversos animais, a Santa Cruz ( Cruzeiro ) é levada, para que assim, no alto daquele monte, colina encantadora, como nos fala o Salmo  47(48):
“ Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora; seu monte santo, esta colina encantadora é a alegria do universo”,   fosse cravado, cumprido o pedido de Jesus Misericordioso.

Sendo assim, passando esse período, logo de imediato se celebra a primeira missa, onde Jesus Misericordioso usa o Sr. Arlindo da Silva Pinheiro (proprietário do terreno onde foi erguido o cruzeiro) nos doando um pequeno terreno, para que ali, fosse cumprido o que Jesus prometeu e disse na hora do Ofertório: “estou doando este terreno e quero ajudar na construção desta igreja…”. Sendo assim, com o passar do tempo, as pessoas de Itanhém e oriundas de vários lugares da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e de outros estados, recorre a tal local para orar, fazer seus pedidos e ao mesmo tempo, para agradecer as graças, bênçãos, curas e milagres alcançados e recebidos.

O tempo passa, milhares de pessoas sobe até ao Cruzeiro Santo, confiantes na Misericórdia infinita de Jesus e com o passar deste mesmo tempo, o povo vai dando ao local, o nome: Santuário Jesus Misericordioso/Cruzeiro Santo, como o próprio Jesus tinha prometido na sua manifestação: “ o povo virá, e Eu te usarei diante da tua pequenez, e aqui, tu irás construir o meu santuário e todos serão agraciados”. Pela revelação divina quis Deus manifestar e comunicar-se a Si mesmo e os decretos eternos da Sua vontade a respeito da salvação dos homens nesta paróquia Nossa Senhora D’Ajuda – Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas – Itanhém – BA.
E hoje, temos esta graça, Santuário Jesus Misericordioso/Cruzeiro Santo: lugar especial, privilegiado, onde Deus manifesta, de modo sensível, a sua misericórdia. Sabemos, pela nossa fé, que Deus, na história da salvação, sempre esteve com o seu povo, em qualquer terra, em qualquer lugar, em qualquer tempo, mas, por disposição desse mesmo Deus de bondade, certos lugares recebem, de forma única, a sua manifestação. São os Santuários.

O Povo de Deus é sempre atraído aos Santuários. Alguns por curiosidade turística, mas a grande maioria pela busca do mistério, do sobrenatural, do alívio para seu sofrimento, do milagre, e outras vezes simplesmente movido pelo desejo misterioso de chegar mais perto de Deus. É a busca. Mas o que as pessoas encontram nesses lugares? Fazem uma experiência profunda com Deus, encontram a alegria da participação, sentem o alívio de suas penas, o conforto da Palavra de Deus que é proclamada, partilham da Eucaristia e saem “comovidos pala atmosfera de alegria e esperança que emana de seus irmãos”. Esta é a principal função dos Santuários: despertar a fé, celebrar a reconciliação e reanimar a esperança.

Quem tem fé e esperança, mergulha-se no mistério, encontra o Sobrenatural, sente o milagre da proximidade de Deus e a transformação do coração. Quem antes, talvez, sentia-se só, carregando o peso de seus sofrimentos, passa a ter consciência de que tem um Deus que nos ama muito, que olha para cada um de nós com um carinho especial. Um Deus que ouve nossas orações e atende os nossos pedidos. Toda pessoa que vai a um Santuário, por curiosidade turística, ou já movido pela fé, acaba sendo envolvida pela graça de Deus. E quando isso acontece, uma vida nova começa a surgir, pois o espírito sacia-se com espiritual, enche-se de graça, transborda-se em alegria e esperança; É a experiência do encontro com Deus. É a misericórdia do Pai que envolve a cada um de nós.

PE. VALDIR VITORINO 

×
Salve Maria! Sejam bem vindos!
×