Encerramento da grandiosa festa de Nossa Senhora D’Ajuda
Na última terça-feira, 15 de agosto, aconteceu o encerramento da grandiosa festa de Nossa Senhora D’Ajuda, padroeira da cidade de Itanhém-BA.
Durante os 14 dias de preparação, os fiéis devotos se reuniram para bendizer a Deus pelo augusto favor de conceder a Sua Mãe como Advogada e Intercessora de todos. A Virgem Maria, que veneramos como a Mãe D’Ajuda, de fato nunca deixou e jamais deixará nenhum de seus muitíssimos filhos sem o seu valioso auxílio.
Na segunda noite das celebrações a festa ganhou contornos ainda mais especiais, e por um motivo que a todos rejubilou: Dom Jailton Lino apresentou à Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda o seu novo vigário, o recém-ordenado padre Kayo Campeche, que com o seu vigor de jovem e o seu entusiasmo de apóstolo muito bem fará às almas do povo itanhense.
Em todas as noites, os fiéis puderam ter a graça de participarem dos fervorosos momentos de piedade, tais como o Ofício da Imaculada Conceição e a Novena à Nossa Senhora D’Ajuda, que sempre era concluída com a Bênção do Santíssimo Sacramento. Após a oração da novena dava-se início a Santa Missa, em que os participantes eram edificados pelas brilhantes homilias dos diversos padres que celebraram e, sobretudo, eram alimentados pela Divina Eucaristia.
A Praça da Matriz ficou maravilhosamente enfeitada, toda cheia de barracas onde após as celebrações, deliciosas e variadas comidas eram vendidas com o objetivo de arrecadar fundos para colaborar com as atividades da paróquia.
Mas o coroamento da festa deu-se no dia 15, em que a Igreja celebra a Assunção da Virgem Maria, e dia próprio de devoção de vários títulos marianos, aí incluso o de Senhora D’Ajuda. A movimentação começou logo cedo, às 5h30 da manhã, com uma empolgante queima de fogos, seguida do Ofício à Imaculada e oração do Terço. Às 9h foi celebrada uma Santa Missa e realizado alguns batizados.
Quando chegou às 17h, uma multidão de fiéis se aglomerou para dar início a grandiosa procissão que percorreu as ruas de Itanhém, manifestando assim em público a fé de um povo que embora rodeado a tantos perigos e contrariedades do mundo, não deixa de devotar à Boa Mãe do Céu suas homenagens. Às 18h o bispo diocesano, Dom Jailton Lino, presidiu com todo zelo e solenidade a Santa Missa, concluindo do melhor modo possível a Festa da Padroeira de 2023.
Muitas foram as pessoas que colaboraram para que tudo ocorresse de modo tão positivo. As pastorais trabalharam arduamente por vários dias, animando e incentivando seus membros a trabalharem em prol da festa e fazendo criar em toda a cidade um ambiente festivo e de alegria contagiosa. O pároco, Pe. Vágner de Melo, realizou várias reuniões e se preocupou com cada detalhe, zelando para que as cerimônias e também a estrutura de toda a festa acontecesse de maneira acolhedora para com todos os que ali estivessem. A atuação e o empenho do Pe. Vágner certamente serviu como estímulo para que cada paroquiano se sentisse também responsável pela festa.
Rendemos graças a Deus por tão ricos momentos vivenciados em todos esses dias. Venerar a Virgem Maria e tê-la como exemplo é imitar a Cristo, pois Ele escolhendo vir ao mundo através dEla, deixou para nós o caminho já desbravado e seguro para irmos até Ele. Em bons caminhos, boas companhias!
Que a Virgem Senhora D’Ajuda interceda por cada família de Itanhém e do mundo. Que todos os que participaram da festa sejam fortalecidos em suas lutas diárias e tenham êxitos em seus projetos.
Nossa Senhora D’Ajuda, ajudai-nos.
Viva Nossa Senhora D’Ajuda!
Matéria: Maurino Reis
Fotos: Eduardo Dias