Viu, Sentiu compaixão e cuidou dele
“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”
Por Sem. Waldemir Oliveira.
A Igreja Católica no Brasil vem através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos proporcionando reflexões de diversas dimensões; pessoal, comunitária, ecológica e social. Isso, por meio da Campanha da Fraternidade (CF), que já a cinco décadas está refletindo a cada ano sobre uma temática onde conseguimos de modo pastoral desenvolver e criar consciência a todos os fiéis cristãos batizados.
De tal modo, o tema da CF vem acompanhado de um lema o qual facilita no desenvolver do tema durante o ano, lembrando que a abertura da Campanha da Fraternidade começa na Quarta-feira de Cinzas e termina juntamente com o Ano Litúrgico, e não após a Páscoa, assim, ao longo do ano a CF é desenvolvida nas atividades pastorais através de debates e reflexões, músicas, cartazes, textos voltados para cada pastoral, vídeos e o próprio texto base da campanha.
Desta forma, hoje a CF tem por objetivos permanentes: Despertar o espírito comunitário e cristão na busca do bem comum; Educar para a vida em fraternidade que é uma das exigências centrais do Evangelho; e Renovar a consciência da responsabilidade de todos, em vista de uma sociedade justa e solidária. Por isso, que a Campanha da Fraternidade de 2020 faz alusão a figura do bom samaritano, trazendo o Tema: “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e com o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).
Então, se repararmos o cartaz da CF de 2020 traz a figura de Santa Dulce dos Pobres, o mesmo também apresenta como fundo o Pelourinho, lugar da capital baiana, para explicar que a vida doada é vida santificada, por isso, que o cartaz traz a figura de Santa Dulce que cuida, pois o seu cuidado sinaliza uma Igreja em saída, como o Santo Padre o Papa Francisco nos exorta. Assim, o cuidar é cuidar das pessoas próximas a nós, porque o lugar onde estou se torna lugar de cuidado; da pessoa e de tudo que está no mundo, por isso, que o cartaz traz também o cenário do mundo urbano para traduzir que quem ama faz o bem, dessa forma, a beleza do cartaz nos sintoniza com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (pilar da caridade).
Logo, a CF de 2020 nos convida a olharmos de modo mais atento e detalhado para a vida, isto é, um olhar que se eleva para Deus, e volta-se também para os irmãos e irmãs, identificando a criação como presente amoroso do Pai, deste modo, os verbos de ação que irão conduzir este tempo quaresmal são: Ver, sentir, compaixão e cuidar. Para isso, a CNBB convida que cada pessoa, cada grupo pastoral, movimento, associação, a Igreja particular e o Brasil inteiro sejam motivados pela Campanha da Fraternidade e, possam ver fortalecida a revolução do cuidado, do zelo, da preocupação mútua e, contudo, da fraternidade.
Portanto, o objetivo geral da CF de 2020 é despertar em cada pessoa o sentido da vida como dom e compromisso, recriando relações fecundas na família, na comunidade e na sociedade, à luz da palavra de Deus, pois cuidar é missão de todos nós. Enfim, que possamos pedir a Deus sempre assim: “Dai-nos uma fé viva, animada pela caridade, que nos leve a praticar as nossas ações, unicamente por amor de Vós, e a ver-Vos e a servir-Vos sempre no nosso próximo; uma fé firme e inabalável como a rocha; uma fé corajosa que nos anime a empreender e prosseguir, sem hesitação, grandes coisas, por Deus e pela salvação do próximo”. Que assim seja.