Católicos se unem para festejar a Excelsa Patrona de Itanhém-BA
No dia 15 de agosto de 2022, as 18h em Itanhém-BA o bispo diocesano Dom Jailton Lino presidiu a solenidade em honra a Nossa Senhora D’Ajuda, Padroeira da cidade e Co Padroeira da diocese Teixeira de Freitas/Caravelas, esteve presente também: Padre Lourisvande – Quase Paróquia N. Sra. Da Conceição Aparecida / Cruzeiro do Sul; Padre Emanoel Silva – Quase Paróquia São Cristóvão/ Medeiros Neto; Padre Raul Felipe – Paróquia São José em Mucuri/Ba; Padre Jailton Sapucaia – Paróquia São José em Guarani; Padre Paulo Sérgio – Paróquia São João Batista em Teixeira de Freitas; Diácono Manoel Neto e o seminarista Tharles Brandão.
A devoção e a fé à Nossa Senhora D’Ajuda faz parte da história e da memória da cidade, oriunda dos desbravadores que aqui chegaram e trouxeram consigo tal devoção que se enraizou no povo. Iniciado os festejos no dia 01 de agosto, os fiéis puderam vivenciar e expressar o carinho e cuidado da tão boa Mãe que sempre ajuda os seus filhos, tendo o ápice no dia 15 de agosto, dia aguardado pelos seus devotos, os festejos teve como tema: “Maria perfeita união com seu Filho na obra da Salvação, és fonte de nossa alegria” e Lema: “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada (Lc 1,48)”.
A programação começou às 05h30 com queima de fogos anunciando para a cidade que o dia 15 de agosto pertence a Excelsa Patrona, logo após foi rezado o Ofício da Imaculada. As 9h foi celebrada Santa Missa e batizados como de costume. As 17h em carreata com seus devotos a Virgem Mãe D’Ajuda passeou pela cidade. As 18h Missa Solene, onde bispo em sua homilia nos diz que é dever do católico honrar Maria. ” O olhar da Mãe é um olhar único, e Maria foi chamada para ser Mãe de Deus, como não louvar e honrar esta Mãe? Que com Jesus Cristo se tornou co redentora” – Dom Jailton Lino.
Oração: Ó Mãe Santíssima D’Ajuda, Virgem Pura e Imaculada, ouvi como especial advogada os nossos clamores. Mostrai-nos o vosso poder profundo; o céu e a terra, o mundo inteiro vos venera, até o inferno a vós se rende, ó Senhora! Procuramos o vosso abrigo como filhos miseráveis, pois são mais admiráveis os vossos prodígios. Queremos, Senhora, Seguir vossos vestígios. Sede sempre nossa protetora e advogada, socorrei a nós e às nossas famílias,
alcançai a todos as graças que vos pedimos, e enfim a eterna felicidade do céu. Abençoai-nos e protegei-nos,
ó Virgem Mãe Santíssima. Amém
Viva Nossa Senhora D’Ajuda
Viva a Excelsa Padroeira
Materia e fotos: Sabriana Santos