Encerramento da Festa da Padroeira – Nossa Senhora D’Ajuda

Aconteceu na última quinta-feira, 15 de agosto, o encerramento da grandiosa festa de Nossa Senhora D’Ajuda, padroeira da cidade de Itanhém-BA.

Durante os 15 dias de preparação, os fiéis devotos se reuniram para bendizer e agradecer a Deus o privilégio de ter como Advogada e Intercessora a Virgem Maria, venerada em nossa terra como a Senhora Mãe D’Ajuda; justíssimo título para aquela que de fato nunca deixou e jamais deixará de ajudar nenhum de seus muitíssimos filhos.

Em todas as noites os fiéis puderam ter a graça de participarem dos fervorosos momentos de piedade, tais como o Ofício da Imaculada Conceição e o Terço Mariano em honra à Nossa Senhora D’Ajuda. Em cada Santa Missa celebrada no Quinzenário, os participantes puderam sair edificados pelas brilhantes homilias dos diversos padres que celebraram e, sobretudo, alimentados pela Divina Eucaristia.

A Praça da Matriz ficou maravilhosamente ornamentada, toda cheia de barracas onde após as celebrações, deliciosas e variadas comidas foram vendidas com o objetivo de arrecadar fundos para colaborar com as atividades da paróquia.

Mas o coroamento da festa deu-se no dia 15, em que a Igreja celebra a Assunção da Virgem Maria, e dia próprio de devoção de vários títulos marianos, aí incluso o de Nossa Senhora D’Ajuda. A movimentação começou logo cedo, às 6h da manhã, com uma empolgante queima de fogos, seguida da celebração da Santa Missa.

Quando chegou às 17h uma multidão de fiéis se aglomerou para dar início a grandiosa procissão que percorreu as ruas da cidade, manifestando assim em público a fé de um povo que embora rodeado de tantos perigos e contrariedades do mundo, não deixa de devotar à Boa Mãe do Céu suas homenagens. Às 18h o bispo diocesano, Dom Jailton Lino, presidiu com todo zelo e solenidade a Santa Missa, concluindo do melhor modo possível a Festa da Padroeira de 2024.

A Missa de encerramento da festa ganhou contornos ainda mais especiais porque Dom Jailton Lino apresentou à nossa Paróquia o seu novo vigário, o padre José Ricardo, que chega com o seu vigor e o seu entusiasmo de apóstolo para colaborar na evangelização e, certamente, fará muito bem às almas do povo itanhense.

Muitas foram as pessoas que colaboraram para que tudo ocorresse de modo tão exitoso. Menção honrosa à Regina Candida Correia de Oliveira, de saudosa memória, ex-coordenadora de nossa paróquia, que faleceu 1 dia antes de começar o Quinzenário, mas colaborou decisivamente ao organizar a primeira reunião onde foram articuladas as estratégias para a festa. Deus seja louvado pela sua vida! As pastorais também trabalharam arduamente por vários dias, animando e incentivando seus membros nas atividades em prol da festa e fazendo criar em toda a cidade um ambiente festivo e de alegria contagiosa. O nosso administrador paroquial, Pe. Waldemir Oliveira, se preocupou com cada detalhe, zelando pela solenidade das cerimônias e do espaço litúrgico, bem como dando as orientações para que a estrutura da festa fosse acolhedora para com todos os que ali estivessem. A atuação e o empenho do Pe. Waldemir serviram como estímulos para que cada paroquiano se sentisse também responsável pela festa.

Rendemos graças a Deus pelos preciosos momentos vivenciados em todos esses dias. Venerar a Virgem Maria e tê-la como exemplo é imitar a Cristo, pois Ele escolhendo vir ao mundo através dEla, deixou para nós o caminho já desbravado e seguro para irmos até Ele. Em bons caminhos, boas companhias!

Que a Virgem Senhora D’Ajuda interceda por cada família de Itanhém e do mundo. Que todos os que participaram da festa sejam fortalecidos em suas lutas diárias e tenham êxitos em seus projetos.

Nossa Senhora D’Ajuda, ajudai-nos.
Viva Nossa Senhora D’Ajuda!

Matéria: Maurino Reis

Fotos: Thavyne July Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Salve Maria! Sejam bem vindos!
×