Permitamos que a luz de Cristo ilumine a nossa vida

Neste sábado, dia 03 de abril de 2021, foi celebrada pelo Padre Vagner na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, a Vigília Pascal. Na noite, em que Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida os seus filhos a reunirem-se em vigília e oração. A Vigília pascal foi sempre considerada a mãe de todas as vigílias e o coração do Ano litúrgico.

Estamos no sábado do silêncio, no sábado da expectativa, no sábado da esperança, e a esperança deve mover os nossos corações todos os dias. Silenciamos para esperar, e a nossa esperança é em Deus.

Nesse dia a Igreja toda guarda luto pela morte de Jesus. Se faz também a comemoração das Dores de Nossa Senhora. É uma celebração que relembra todos os sofrimentos de Nossa Senhora desde o nascimento de Jesus, culminando com a dor infinita à qual se viu exposto o coração de Maria, ao deixar seu divino Filho no sepulcro. Por maior que seja a solidão que algum coração humano já sentiu, por certo, sequer aproximará do amargor, do infinito abandono que se apossou do coração da mãe do Divino Amor.

Na Solene Vigília Pascal da noite será celebrada a Missa da Ressurreição. Essa missa é precedida pela bênção do Fogo Novo e do Círio Pascal, benção da água Batismal e Renovação das Promessas do Batismo.

Fogo: Sinal da presença de Deus na história, em suas manifestações de salvação. Ligado ao fogo, temos o círio pascal que aceso no fogo novo lembra o Cristo ressuscitado.

Luz: Símbolo da vida. Representa a presença de Cristo que é vida e oferece vida e salvação ao homem. Jesus atravessa as portas da mansão dos mortos, vencendo e trazendo a luz para a humanidade.

Água: Também é sinal da vida que é comunicada ao cristão quando ele renasce pelo batismo para um mundo novo.

A celebração da Vigília pascal articula-se em quatro partes: 1) a liturgia da luz ou ‘lucernário’; 2) a liturgia da Palavra; 3) a liturgia batismal; 4) a liturgia eucarística.

Celebremos o Ressuscitado, buscando n’Ele uma vida nova, expectativas novas, mas que nenhuma das nossas expectativas fujam do coração de Deus, porque, por mais obscuras que sejam as situações, a luz de Deus ilumina todas as trevas da nossa alma.

A Santa Missa da Vigília Pascal foi transmitida ao vivo pela WEB TV Paroquial, assista abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Salve Maria! Sejam bem vindos!
×