Por que maio é o mês de Maria?

O costume de dedicar um mês inteiro para honrar a Virgem Maria, Mãe de Deus, é uma tradição antiga, desde a idade média, apesar de nem sempre ter sido celebrado em maio.

A tradição surgiu na antiga Grécia. Na época medieval era comum costumes centrados na chegada do bom clima e o afastamento do inverno. O dia 1° de maio era considerado como o apogeu da primavera.

Durante este período, antes do século XII, entrou em vigor a tradição de Tricesimum ou “A devoção de 30 dias à Maria”. Estas celebrações aconteciam do dia 15 de agosto a 14 de setembro e ainda são comemoradas em alguns lugares.

A ideia de um mês dedicado especificamente a Maria remonta aos tempos barrocos – século XVII. Foi nesta época que o mês de maio e de Maria combinaram, fazendo com que esta celebração conte com devoções especiais organizadas cada dia durante todo o mês.

As formas nas quais Maria é honrada é maio são tão variadas como as pessoas que a honram.

As paróquias costumam rezar no mês de maio uma oração diária do Terço e muitas preparam um altar especial com um quadro ou uma imagem de Maria. Além disso, trata-se de uma grande tradição a coroação de Nossa Senhora, um costume conhecido como Coroação de Maio.

Fonte: Acidigital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Salve Maria! Sejam bem vindos!
×